Image Map

Cronograma capilar pra recuperar os cabelos danificados







Um tipo de reclamação que nunca vai sair do topo da lista das mulheres é sobre ter os cabelos ressecados, por mais que façam de tudo para cuidar dos fios. Há quem pense que encher o cabelo de produtos caros vai recuperá-los, mas não exatamente, nesse momento a melhor dica pra recuperar os fios ressecados é seguindo o cronograma capilar.

Mas vocês devem estar se perguntando "Mas, Luuh, o quê é isso?" 
O cronograma capilar não é nada menos que uma agenda de cuidados com o cabelo que se divide em 3 etapas: Hidratação, Nutrição e Reconstrução. Cada etapa age de uma forma diferente no cabelo e, alternando esses cuidados, você alcança o resultado que pretende.

Na hidratação, a função é repor a água que os fios precisam. Então, se seu cabelo é armado, ressecado e sem brilho, é porque seu cabelo necessita de mais hidratação. O resultado garante na maciez dos fios.

Na nutrição (mais conhecida como umectção), a função é repor o óleo, a gordura (os lipídeos) que o cabelo precisa. Então, se seu cabelo está desalinhado, com muito frizz e poroso, seu foco está na nutrição. O resultado confere força nos fios, além de devolver o brilho e ajudar a acabar com as pontas duplas.

Já na reconstrução (cauterização), a função é repor a queratina que o cabelo precisa. Então se seu cabelo é ressecado, quebrado e que sofreu com processos químicos, você precisa se focar mais na cauterização. Como nesse processo o cabelo vai estar repondo a massa (os fios ficam mais encorpados), os fios ficam com um aspecto mais rígidos, mas nada que se preocupe, isso é bom pro cabelo (mas não em excesso), ainda mais se os fios estiverem elásticos.

Todo tipo de cabelo pode seguir o cronograma capilar? E como montar?

Claro! Assim como deve... Mas todo tipo de cabelo tem seu caso, então você deve montar e seguir seu próprio cronograma, devido às necessidades dele, e alternando as etapas.
A única restrição que tem é na reconstrução, que deve ser feita apenas 1 vez ao mês, pelo fato dessa etapa ser mais forte, exceto que seu cabelo esteja muito ressecado, daí você deve seguir de 15 em 15 dias até sentir ele melhor (depois que estiver com melhor aspecto, você refaz o cronograma e segue a reconstrução apenas 1 vez ao mês)

Então, vou citar o meu cronograma apenas como exemplo pra vocês montarem o de vocês.

Como perceberam, intercalo as etapas em cada semana e gosto mais de aderir na nutrição
pra eu poder recuperar a força do meu hair (ele anda caindo muito), além de dar o resultado que gosto: bastante brilho.

Um ciclo do cronograma equivale a 1 mês, então a dica é intercalar as etapas de acordo com as necessidades do cabelo. Quando precisar de mudar algo no cronograma, o bom é fazer uma pausa de 15 dias pra recomeçar um novo.

Que produtos usar?

Pra toda etapa, existe um produto específico, na hora da compra preste atenção na composição do produto além de observar um detalhe, em todo produto você acha a função destacada: hidratante, nutritivo e reconstrutor.
Mas não precisa, necessariamente, comprar vários produtos (ou produtos caros demais). Existem várias opções caseiras e baratas, segue abaixo uma lista de coisas que você pode usar em cada etapa.

Hidratação: Além dos cremes hidratantes, também pode ser usado a polpa de algumas folhas e frutas. Até mesmo vale apostar em algumas misturas na hidratação, como, por exemplo, a touca de gesso.

Nutrição: Os cremes são uma boa opção, mas a umectação feita com óleos vegetais dá um resultado melhor. Os óleos que mais costumam ser usados é o de coco e de rícino (eu uso o de rícino e amo ele, logo faço resenha), mas existem várias outras opções: babosa, argan, etc...
Pra fazer a umectação, ou você pode estar com o cabelo sujo ou limpo, basta passar o óleo no couro cabeludo e massagear bem (a massagem é muito importante). Além de passar no couro cabeludo, você também pode passar o óleo mecha por mecha, mas no couro cabeludo já basta (como eu já disse uma vez "o couro cabeludo que é responsável por receber os nutrientes que o cabelo precisa"). Deixa agir por, no mínimo, 2 horas (costumo fazer à noite e no outro dia lavo) e depois lave normalmente.

Reconstrução: Além de fazer com um profissional, ou você usa uma máscara já com queratina ou pode fazer a cauterização caseira. Existem duas formas de fazer cauterização em casa, mas basta adicionar 1 colher de queratina líquida na mistura com qualquer máscara e deixar agir por 30 minutos. Depois só lavar o cabelo normalmente. Eu costumo fazer de outra maneira, mas em breve, abrirei o canal do blog (caso quiserem se inscrever já, basta clicar aqui) e farei um vídeo bem explicadinho ensinando como eu faço cauterização.
Obs: não deve ser feito de jeito nenhum no mesmo dia que o cabelo passou por algum procedimento químico.





2leep.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

2leep.com